CRA-MG esclarece dúvidas sobre as novas DCNs

CRA-MG esclarece dúvidas sobre as novas DCNs

No dia 29 de outubro, o CRA-MG transmitiu, ao vivo, o webinar “CRA-MG Responde: Dúvidas na implantação das diretrizes curriculares e práticas no curso de Administração”.

Na ocasião, Antônio Freitas, Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, e Antônio Carbonari, Fundador da Anhanguera Educacional S.A. e presidente da MUST UNIVERSITY, responderam perguntas sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Administração, mediadas pelo presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar.

 

Confira algumas das perguntas respondidas:

O que se entende por um sistema bem documentado de gestão da aprendizagem e qual a data final de implantação das novas DCNs pelas IES?

Após a homologação da resolução das novas diretrizes curriculares, as IES possuem 3 anos para implementar o novo currículo, podendo começar da primeira série ou das séries subsequentes, sempre agindo de acordo com os alunos.

O sistema será composto por uma série de atividades que farão a avaliação dos alunos. Ele deve coletar todos o dados das atividades avaliativas, o que irá gerar a nota final. A ideia do sistema é ser amplo e conter tudo que for avaliativo, e não ser composto somente por provas sazonais.

 

Como podem ser caracterizadas as atividades práticas supervisionadas para o curso de Administração e, nos cursos presenciais, quais modalidades gerais podem ser desenvolvidas? 

Cada curso deve definir quais serão suas atividades práticas, mas é importante que haja uma integração empresa-escola para que o estudante possa visualizar as atividades da profissão na prática. É essencial que o aluno saia da sala de aula e vá para a empresa para que esteja preparado para o mercado de trabalho quando se formar.

 

O Estágio Supervisionado é obrigatório ou pode ser substituído por outra atividades? Se sim, quais?

O Estágio Supervisionado não é obrigatório. As atividades Práticas Supervisionadas sim. Estas podem se configurar em estágio ou atividades similares que atendam os objetivos de formação. Podem ser iniciadas até mesmo no primeiro período. A dica para os alunos que desejam fazer a atividade mas ainda não conseguiram, é tentar um trabalho de forma voluntária, que pode ser desenvolvido em instituições como ONGs, asilos e orfanatos.

 

Clique aqui e confira todas as perguntas no Canal do CRA-MG no YouTube.