Você está visualizando atualmente Ex-prefeito relatou sobre seus anos na gestão pública

Ex-prefeito relatou sobre seus anos na gestão pública

No último dia do Fogesp, o Deputado Estadual do Ceará e ex-prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, apresentou a palestra “Desafios e Inovação na Gestão Pública”, mediada pelo Presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo.

O ex-prefeito usou o exemplo da sua vivência como prefeito de Brejo Santo para mostrar aos espectadores um ótimo exemplo de inovação na Gestão Pública dessa cidade, principalmente no campo da educação.

Landim contou que começou seu mandato cedo, no início de sua vida pública. Com apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Brejo Santo, cidade no interior do Ceará, a cerca de 500 km da capital. Ele afirmou que seu mandato foi planejado com foco em investimentos e desenvolvimentos de políticas públicas na área da educação, destacando a alfabetização de crianças e jovens.

O Administrador relatou que enfrentou diversos problemas com as escolas ao assumir o cargo, como espaços físicos precários, profissionais sem preparo, escolas descentralizadas, equipamento sucateado e salas multisseriadas, tendo até 3 turmas de graus diferentes dentro da mesma sala de aula.

O ex-prefeito ressaltou 4 pontos-chave para alcançar uma melhoria na área da educação, sendo eles: planejamento pedagógico com profissionais da área, a valorização de tais profissionais, boa vontade da equipe em trabalhar a favor da causa e o apoio das famílias dos alunos nas escolas, ponto este que é deixado de lado em muitas gestões, mas que, segundo Landim, é de extrema importância.

O reflexo de uma gestão pública bem planejada veio com o tempo. Em um estudo de 2016 que classificava as 100 melhores escolas do país, Brejo Santo obteve o mérito em duas escolas, ficando entre as 24 melhores de todo o território nacional. A estratégia utilizada na cidade foi tão bem vista que foi disseminada e copiada por diversos outros municípios.