Você está visualizando atualmente Melhoria do saneamento foi tema de live do Banco Nacional do Desenvolvimento

Melhoria do saneamento foi tema de live do Banco Nacional do Desenvolvimento

Dando continuidade à Semana BNDES de Saneamento, ontem (24/06), o Banco Nacional do Desenvolvimento transmitiu ao vivo, em seu canal no YouTube (clique aqui e assista), a live: Impacto da melhoria do saneamento. O evento fez parte da série diária de webinars que discutem os impactos de melhorias no sistema de saneamento básico e os possíveis caminhos para ampliar o acesso ao serviço no país, tudo do ponto de vista técnico, financeiro e legal das soluções, bem como os projetos estruturados e implementados com o apoio do BNDES.

O webinar contou com introdução e moderação de Laura Bedeschi (Chefe do Departamento de Saneamento Ambiental, BNDES) e com a participação de Joisa Dutra (Diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas, CERI), Luciana Capanema (Diretora de Financiamentos de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento, MDR) e Anyoli Sanabria (Head para a Região Amazônica, UNICEF Brasil).

Laura Bedeschi iniciou a live discutindo e apresentando os projetos de saneamento, e como eles impactam a sociedade de uma maneira geral, tudo de forma quantitativa e com estudos embasados no Trata Brasil (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país).

Laura acredita que o Brasil apresenta um grande déficit de atendimento no setor de saneamento, com um sistema de abastecimento de água precário e perdas elevadas na sua distribuição, gerando ineficiência no serviço.

A Chefe do Departamento de Saneamento Ambiental acredita que com os investimentos certos e um planejamento bem pensado, é possível atingir um nível ideal de estruturação da rede de esgotos, resultando na valorização imobiliária, ganho de saúde pública e valorização do turismo.

Já Joisa Dutra, apresentou sua visão dos impactos da melhoria do saneamento para a sociedade sob uma ótica complementar, refletindo os danos que a pandemia da COVID-19 vai causar no setor e como será o futuro do Brasil a partir daí.

Luciana Capanema ressaltou para a necessidade de investimentos no ramo de saneamento, gerando um cenário mais atrativo e viabilizando sua universalização, pois é um direito básico de todos os cidadãos. “O saneamento é um motor de desenvolvimento econômico social, de sustentabilidade ambiental, e já passou da hora de o Brasil estar mais à frente nesta questão”. Expressou.

A última convidada, Anyoli Sanabria, dissertou a partir de uma visão de quem trabalha com os direitos das crianças e adolescentes e como o setor de saneamento impacta na vida deles. Anyoli explicou que os jovens têm direito à educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, moradia, a água e saneamento, e alertou que 24,8% das crianças e adolescentes no Brasil estão em estado de privação de saneamento, concluindo que para uma melhoria da situação é necessário um olhar meticuloso sobre os mais vulneráveis, de forma mais intersetorial, colocando-os como prioridade e institucionalizando o monitoramento de saneamento básico.

 

Confira o cronograma das próximas lives:

Dia 25/06 (quinta-feira) às 16h: 

Estruturação de projetos: o que está por vir

Introdução: Fabio Abrahão (Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs, BNDES)

Eduardo Tavares (Secretário de Estado do Planejamento do Amapá)

Rogério Costa Cedraz (Presidente da Embasa)

Maurício Quintella Malta Lessa (Secretário de Infraestrutura de Alagoas)

Cel. Ricardo Brandão (Secretário de Planejamento e Gestão do Acre)

Moderação: Guilherme Albuquerque (Chefe do Departamento de Estruturação de Parcerias de Investimentos, BNDES) 

Assista ao webinar aqui.

Dia 26/06 (sexta-feira) às 10h: 

Abertura do mercado de saneamento no Brasil

Jerson Kelman (Professor da COPPE-UFRJ)

Augusto Miranda (CEO Grupo Equatorial)

Thiago Silva (Senior Principal, Infrastructure and Natural Resources, Ontario Teacher’s Pension Plan)

Moderador: Cleverson Aroeira (Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos, BNDES)

Encerramento da semana: Fabio Abrahão (Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs, BNDES)

Assista ao webinar aqui.