Você está visualizando atualmente Prefeitos de MG contam suas experiências na gestão da crise da Covid-19

Prefeitos de MG contam suas experiências na gestão da crise da Covid-19

Na tarde da última terça-feira (2/6), o CRA-MG reuniu prefeitos de algumas cidades mineiras no Webinar ‘Conversando com prefeitos – estratégias em tempos de crise’. Todos os perfeitos que participaram da conversa são formados em Administração e contaram mais sobre como está sendo o planejamentos das ações dos Municípios mineiros durante a crise do novo coronavírus (Covid-19), destacando a importância da formação acadêmica e da experiência como administrador na tomada de decisões. Confira o que foi falado:

São Francisco do Glória, Prefeito Walace Pedrosa

São Francisco do Glória tem cerca de 5 mil habitantes e, de acordo com o prefeito, Adm. Walace Pedrosa, estava com a situação favorável na saúde pública, apesar de não possuir hospital e depender da cidade de Muriaé. Desde o início da pandemia, a prefeitura investiu em ações direcionadas à saúde e à conscientização da população. Também foram feitas reuniões com os setores do comércio para ver as melhores formas de prevenir a doença sem que haja impacto aos comerciantes. Na área da educação, foi criado um programa para levar materiais escolares para os alunos e recolhê-los depois. Mesmo com o período difícil, o prefeito está confiante de que a situação tende a melhorar nos próximos meses, com as safras de café, que podem trazer uma renda extra para a população da cidade. O prefeito destacou, ainda, que é necessário uma união de todas as pessoas para que a pandemia chegue ao fim.

Formiga, Prefeito Eugênio Vilela

Formiga fica no Centro-Oeste de Minas e tem cerca de 70 mil habitantes. Segundo o prefeito Adm. Eugênio Vilela, desde o dia 23 de março a prefeitura está implantando estratégia para combater os avanços do novo coronavírus. Atualmente, a cidade possui 24 casos e uma morte confirmada. A prefeitura alugou leitos  em um hospital particular para atender à demanda de pacientes. O prefeito afirma que o viés político não pode se sobressair à técnica de Administração e ressalta que a experiência na área ajudou na tomada de decisões. Durante a crise, a prefeitura trabalhou na redução de despesas para que os salários dos servidores fossem mantidos e para que os serviços essenciais não fossem afetados.

Jequitibá, Prefeito Humberto Reis

A cidade de Jequitibá tem cerca de 5 mil habitantes. Atualmente, possui cobertura de 100% da população, mas depende da cidade de Sete Lagoas na saúde pública. O prefeito Humberto ​diz estar preocupado com a retomada dos setores da saúde após a pandemia, pois as cirurgias eletivas foram suspensas e alguns serviços foram paralisados. O setor mais afetado na cidade foi a educação, já que 90% dos alunos são de áreas rurais e não possuem acesso à internet. Para isso, uma ação de levar e buscar materiais nas casas dos alunos foi implantada, para que a educação não ficasse sem assistência.

Itumirim, Prefeito Geraldo Resende

Itumirim fica no Sul de Minas. Com cerca de 8 mil habitantes, a gestão da cidade também foi pega de surpresa pela pandemia do novo coronavírus. O prefeito, Adm. Geraldo Resende, disse que o maior desafio foi ter que fazer mudanças drásticas em um curto período de tempo. Foram feitas estratégias que amparassem a saúde pública, sem que a economia do município fosse prejudicada, para isso, as habilidades de Administrador foram essenciais.

Timóteo, Prefeito Douglas Willkys

Timóteo é uma cidade da região Leste de Minas Gerais e faz parte do Vale do Aço, considerado uma segunda região metropolitana do estado. O prefeito, Adm. Douglas Willkys, destacou a questão da saúde durante a crise. O município tem hospitais, mas teve as cirurgias eletivas suspensas, o que preocupa os profissionais da saúde, já que o quadro pode mudar com o tempo. Outro desafio foi a educação. Nem todas as famílias possuem acesso à internet e, para lidar com o problema, a prefeitura também precisou implantar um serviço de entrega e recolhimento de materiais escolares. O prefeito também destacou o apoio da Polícia de dos Bombeiros durante a pandemia.
Ao longo do debate, os prefeitos trocaram experiências e falaram mais sobre as estratégias que foram implantadas, sempre destacando a Administração Pública. Clique aqui para conferir o vídeo completo do webinar no canal do CRA-MG no YouTube.