Você está visualizando atualmente Resumo da primeira semana do Mês do Profissional de Administração 2020

Resumo da primeira semana do Mês do Profissional de Administração 2020

Na última terça-feira (08/09), o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais deu início ao Mês do Profissional de Administração, que inaugurou a semana com eventos em comemoração aos 55 anos da profissão, com direito a palestras apresentadas por grandes nomes da inovação, tecnologia e diversos outros assuntos. As lives acontecerão até o dia 30 de setembro, com transmissão direta do CRA-MG em seu canal no YouTube (acesse aqui), levando uma extensa programação com nomes de destaque no mercado. Confira o que aconteceu de melhor na primeira semana do Mês do Profissional de Administração:

Adm. Mauro Kreuz (Presidente do CFA) – 8 de setembro (clique aqui e assista)

Ninguém melhor que o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, para dar início às comemorações do Mês do Profissional de Administração. Mauro conversou sobre o Cenário da Administração durante e pós-pandemia, e disse que a Administração será vital para o Brasil, para a sociedade, para as organizações públicas e, em especial, para as organizações privadas. O presidente do CFA revelou que acreditava em um cenário geopolítico mais harmônico e multilateral por causa da pandemia, mas se frustrou quando percebeu o acirramento multipolar que se acentuou ao redor do mundo.

Para ele, o ambiente de negócios, que já era complexo, passou a ser ainda mais, em detrimento da pandemia, e atentou para as atitudes dos seres humanos neste período. “Seja do ponto de vista geopolítico ou nacional, parece que o ser humano não teve o valor suficiente, não teve o reconhecimento suficiente, a solidariedade suficiente e não soube fazer uma gestão humana de verdade, como ensinamos e aprendemos na Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas”, exclamou.

Cristiano Kruel (Head de Inovação na StartSe) – 9 de setembro (clique aqui e assista)

No dia do aniversário de 55 anos da profissão de Administrador, o dono da noite foi o Head de Inovação na StartSe, Cristiano Kruel, que falou sobre a Administração na Era Exponencial, Inovação e Mindstet. Cristiano narrou as suas experiências no mundo da inovação e tecnologia através do viés da Administração, com o olhar de quem já está no mercado e trabalha com soluções inovadoras. O palestrante trouxe para a conversa diversos cases de sucesso, números e informações que ilustraram o cenário disruptivo da Administração inovadora. “Eu lido com inovação há mais de 30 anos e aprendi que um dos maiores inibidores de novidade sempre foi o comportamento, nunca foi a falta de tecnologia ou capital, como muitos pensam. As pessoas não gostam de mudar, pois isso quer dizer ir para o desconhecido. A mudança assusta e cria um pouco de desconforto”, salientou.

Priscila Escórcio Diniz (Gerente do Escritório de Projetos da Controladoria Geral da União) – 10 de setembro (clique aqui e assista)

Na quinta-feira, a comandante da noite foi a Gerente do Escritório de Projetos da Controladoria Geral da União, Priscila Escórcio, que discutiu sobre a Implementação do programa de gestão de demandas e a relação com o teletrabalho: A experiência da Controladoria Geral da União. Um tema bastante atual e difundido, por causa da pandemia e do aumento da adesão ao home office, o teletrabalho está totalmente alinhado com um programa de gestão bem feito. Para Priscila, que usou como base a experiência da CGU, o teletrabalho é eficiente quando ele tem resultados andando em paralelo com a assiduidade, já que esses resultados precisam ser constantes.

Além de palestras, prêmios e homenagens

Antes das palestras, o CRA-MG entregou o Prêmio Destaque em Administração, que tem o objetivo de homenagear profissionais, entidades e organizações que tenham prestado relevante contribuição para o desenvolvimento da Administração e da sociedade. Receberam o prêmio, os ganhadores nas modalidades: Homenagem Especial – Categoria CFA, Modalidade Funcionário do CRA-MG, Instituição de Ensino Superior, Homenagem Especial nas categorias “Prefeitura dos Municípios Mineiros” e “Governo do Estado de Minas Gerais”.

Homenagem Especial – Categoria CFA:

Admª. Cláudia de Salles Stadtlober (Conselheira Federal do Rio Grande do Sul e Diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA) e Adm. Fábio Mendes Macêdo (Conselheiro Federal pelo Acre e diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA).

Modalidade Funcionário do CRA-MG:

Adm. Renato Sousa Chaves (Analista de Licitação e Contratos do CRA-MG).

Instituição de Ensino Superior:

  • 3º lugar: Faculdade Pitágoras, representada pela Diretora da Faculdade Pitágoras – Unidades Antônio Carlos, Cidade Acadêmica e Raja Gabaglia – Professora Rosilene de Souza Campos.
  • 2º lugar: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, representada pelo Professor José Chequer Neto, Diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais – ICEG.
  • 1º lugar: Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, representada pela Adm. Ana Paula Ferreira Moreira, Diretora da Unopar Minas.

Homenagem Especial – Governo do Estado de Minas Gerais: Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira e Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira.

Homenagem Especial – Prefeitura dos Municípios Mineiros: Prefeito Municipal da cidade de São Francisco do Glória, Administrador Walace Ferreira Pedrosa e Prefeito Municipal da cidade de Nazareno, Administrador José Heitor Guimarães de Carvalho. O Prefeito Municipal da cidade de Catuji, Administrador Fúvio Luziano Serafim e o Prefeito Municipal da cidade de Formiga, Administrador Eugênio Vilela Júnior, também foram agraciados com o prêmio, mas não puderam comparecer no dia do evento.

O que vem por aí?

O Mês do Profissional da Administração só está começando! Ainda terão muitas outras palestras ao longo do mês, com discussões e temas extremamente atuais e relevantes para o crescimento da Administração e da sociedade. Clique aqui e confira a programação.