Você está visualizando atualmente Saneamento é uma discussão de toda a sociedade

Saneamento é uma discussão de toda a sociedade

No dia 23 de junho, o webinar “Atração de investidores aos projetos de saneamento” foi transmitido ao vivo no canal do BNDES no YouTube. A live faz parte da Semana BNDES de Saneamento, que traz debates diários transmitidos no mesmo canal. A programação conta com webinars de diferentes temas ligados ao saneamento, como expansão do acesso, caminhos técnicos, financeiros e legais para soluções e a estruturação de projetos pelo BNDES.
A introdução do tema foi feita por Guilherme Albuquerque, Chefe do Departamento de Estruturação de Parcerias de Investimento do BNDES. O Webinar foi moderado por Gabriel Ervilha, Chefe do Departamento de Relações com Investidores do BNDES, e teve a participação de Daniel Green, diretor-executivo do Santander, Percy Soares Neto, diretor-executivo da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), João Roriz, diretor do Credit Suisse, e Fabiano Custodio, Gerente de Portfólio da Miles Capital.
Desde a aprovação da lei do saneamento, em 2017, houve uma mudança nos tipos de projeto. O setor privado cresceu organicamente. Hoje detém entre 5% a 10% no mercado. As próprias empresas buscaram esse crescimento, fizeram projetos, foram a campo, buscando prefeituras e cidades que precisavam dos serviços. Isso gerou frutos, mas também houve frustrações. A atuação foi inferior ao que era esperado com a lei, já que o trabalho era feito de município a município e não era abrangente. 
De acordo com Guilherme Albuquerque, o tema é pertinente, pois as discussões influenciam o poder público, “Ao entrar na pauta do setor, a imprensa e a sociedade começam a discutir, isso tem reflexo diretamente nos tomadores de decisão. Cada vez mais, com esse debate, o “não fazer” deixa de ser uma opção. O Estado que, por incapacidade ou por não ter isso na sua pauta, não investia, começa a dar espaço para um Estado que induz essa participação e os projetos começam a aparecer”. Veja o que mais foi falado e confira a programação da Semana BNDES de Saneamento.