TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO SAZONAL – Dr. Sérgio Ricardo Gomes.’. FRC / FCD

 

A administração é sustentada por pilares e mestres decisivos em sua época de atuação no mercado mundial, cada qual em determinada situação ocasional. Pois bem. Desta feita, o mundo passa por constante efeito evolucionário, onde é mister atualizar-se conforme a situação do momento. Ou seja, as teorias passadas são de suma importância para compreensão história dos porquês dos acontecimentos atuais. Porém, não existe “receitas de bolo”. Cada situação exige nova reflexão afim de buscar soluções para as demandas em questão.

A sociedade vive constante efeito “Adam Smith”, onde há uma percepção sensorial que parece existir uma mão invisível guiando os ditames do caminhar da economia global. Cada vez mais é preciso se adaptar à sazonalidade, pois em cada época as demandas são diferentes e concomitantemente é necessário modificar a “receita do bolo”, porque senão corre o risco de todo o feito desandar.

Neste contexto, a administração é uma ciência em constante evolução. Prova disso é que a mesma evolui cotidianamente e requer sempre mais que seus enamorados busquem aperfeiçoar-se frente ao que a sociedade dita no momento condizente. É preciso prestar atenção para não ficar ultrapassado. Antigamente anotava-se em pequenos caderninhos. Depois anotava-se em planilhas de pacotes administrativos. Hoje anota-se em aplicativos nos aparelhos de celular, bastante evoluídos. Pode-se escrever até por comando de voz, sem a necessidade de usar as mãos. Isso prova a teoria da sazonalidade, o que aqui é intitulado. “Para cada ocasião, uma nova situação. Para cada situação, uma nova administração”.

Não existe receitas prontas. Os mestres e seus trabalhos embasaram os rumos atuais da sociedade e como resolver cada situação. Logo após estes mesmos mestres não deixaram o feito pronto. Mostraram como fazer e saíram de cena, como bons arquitetos, instigando-nos a prosseguir o caminho e lutar por objetivos concretos e melhores.

Doravante, cabe a cada pessoa ser o administrador de si mesmos, buscando evoluir frente à situação vivida e buscar soluções para as demandas em questão, pois deste modo estarão administrando conforme a necessidade, contribuindo para o surgimento de uma nova teoria que quando posta em prática, poderá comprovar sua funcionalidade: A teoria da Administração Sazonal”, que é embasar-se nos grandes mestres dos primórdios da administração e frente ao desenrolar da história, criar seu próprio modo de gerenciar a ocasião, administrando os conflitos cotidianos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos são iguais em direitos e deveres.

_____________________________________________

Dr. Sérgio é embaixador da qualidade em Administração, cujo título está publicado no diário oficial de São Paulo, tiket nº 26700570, de 29/11/2017. É administrador (CRA-MG: 01-044.419/D), professor, jornalista, palestrante, presidente da Academia Formiguense de Letras. Autor de Vários livros, cursos e artigos na área de administração.