CONSULTORIA NA ERA DA CONECTIVIDADE – Adm. Jordan Nassif Leonel

CONSULTORIA NA ERA DA CONECTIVIDADE – Adm. Jordan Nassif Leonel

A arte da consultoria pode ser associada a uma das práticas mais antigas dos seres humanos – a transferência de conhecimentos, habilidades e técnicas por meio do aconselhamento e compartilhamento de experiências entre aqueles que dominam dado tema e os que desejam aprender.

Historicamente, a consultoria tem desempenhado papel relevante à sociedade de uma forma geral e, em especial, ao meio empresarial, por permitir às organizações dos mais variados portes e segmentos incorporar melhorias e inovações de maneira ágil e consistente.

Na era das redes e da conectividade não seria diferente – a consultoria continua e continuará a contribuir.

Nesta perspectiva, alguns desafios da prestação do serviço de consultoria se mantém e surgem outros.

Consultoria sempre demandou capacidade de escuta comprometida. Isto, associado a habilidade de converter esta escuta em ações que levem as organizações de um ponto a outro em seu processo de desenvolvimento, seja em governança, estratégia e administração geral; comunicação, marketing e vendas; controladoria, finanças e contabilidade; gestão de pessoas; logística e processos.

Outro desafio da consultoria perpassa a questão da credibilidade. Como toda atividade humana, o domínio e a credibilidade daquele indivíduo ou empresa prestadora de serviço estão diretamente ligados à tomada de decisão de compra.

Confiança também faz parte desde contexto. Isto porque a transferência de conhecimento está fortemente relacionada à capacidade de se estabelecer vínculo de confiança entre as partes, para que seja possível o diálogo e a construção colaborativa, em prol do processo de mudança e incorporação das novidades.

Assim, quais são os principais desafios da consultoria no presente e no futuro, frente a era das redes e da conectividade?

Tempo e espaço deixaram de ser restrições e se transformaram em oportunidades, na medida em que é possível estabelecer a interconectividade a qualquer hora e em qualquer lugar. Como consequência, o campo de atuação se amplia consideravelmente.

Soma-se a isso, a possibilidade das tecnologias da comunicação e informação, associadas ao potencial de processamento das bases de dados em rede que potencializam a contribuição da consultoria pela captação e composição de informações mais abrangentes, com maior precisão para uma tomada de decisão mais localizada e assertiva.

Além de manter os elementos anteriormente elencados, as experiências recentes e mais exitosas na prestação dos serviços de consultoria à distância parecem estar relacionadas a alguns outros elementos:

  • capacidade de converter os processos e ferramentas para a lógica do online;
  • adequação de linguagem aos novos formatos e meios de comunicação e interação;
  • redução do tempo de resposta, em consequência da aceleração dos fluxos de informação; criação e manutenção de mobilização em contextos de concorrência pela atenção e excesso de informação disponível e;
  • viabilização de formatos comerciais que contabilizem dedicação presencial e à distância, dado que em muitos casos a necessidade de deslocamento é substituída pela presença virtual e online.

Desta forma, compõe-se um novo quadro de desafios para aqueles profissionais e empresas dedicados a consultoria e, é possível vislumbrar, em futuro próximo, que parte considerável das organizações fará a opção pela consultoria à distância, dado que este é um cenário que se consolida rapidamente e, torna-se cada vez mais presente pelo engajamento das novas gerações de administradores à lógica da interconectividade.

*  Adm. Jordan Nassif Leonel é professor, pesquisador, consultor e orientador. Professor da Faculdade Senac e Professor Associado da Fundação Dom Cabral. Atua em temas como gestão geral, concepção de novos negócios e inovação, desenvolvimento organizacional e mudança, negócios internacionais e internacionalização de empresas.

Fechar Menu