Você está visualizando atualmente Membros do COP-MG apresentam sugestões ao deputado federal Rogério Correia

Membros do COP-MG apresentam sugestões ao deputado federal Rogério Correia

Na manhã de hoje (19), os membros dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG) se reuniram na sede do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) em reunião híbrida, comandada pelo líder do COP-MG e presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar. A reunião também contou com a presença do deputado federal Rogério Correia, que faz parte da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos e Ordens Profissionais.

Com alta adesão à reunião, participaram também representantes dos Conselhos Regionais de Administração de Alagoas, Pará, Bahia, Paraíba e Tocantins, e o vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Gilmar Camargo. 

Além dos Conselhos do Sistema CFA/CRAs, também estiveram presentes os seguintes conselhos:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS BA),Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS-DF), Conselho Regional de Serviço Social do Piauí (CRESS-PI), Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (CRESS-RN), Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS-SP), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP/SC), Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Conselho Regional de Biologia – 4ª Região (CRBio-04), Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais (CORE-MG), Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6/MG), Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), (CRDD) Conselho Regional dos Despachantes e Documentalistas de Minas Gerais, Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono 6), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG), Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN9), Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região (CRP04), Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO0MG), Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT/MG).

O líder do COP-MG, Adm. Jehu de Aguilar, destacou, em sua fala, que, quando a PEC 108 estava em tramitação, os Conselhos e Ordens se uniram para buscar apoio no Congresso e o deputado federal Rogério Correia foi o que mais deu cobertura e apoiou a luta contra a PEC 108.

Caso tivesse avançado, a PEC 108 transformaria os Conselhos Profissionais em pessoas jurídicas de direito privado, que atuariam dando suporte ao Poder Público. Dessa forma, o registro profissional não seria mais obrigatório e todas as profissões no Brasil ficariam desregulamentadas, prejudicando a saúde pública e outros setores. Atualmente, os 32 Conselhos brasileiros são autarquias que possuem personalidade jurídica de direito público, tendo, assim, o poder de fiscalizar as profissões que representam.

Adm. Jehu Aguilar e Rogério Correia

O deputado ressaltou que, apesar de a PEC 108 ter sido retirada de tramitação, os trabalhos continuam para defender a regularização das profissões no Brasil. “Sem os Conselhos e Ordens, nós teríamos um mercado com profissionais sem fiscalização e não teríamos como proteger os consumidores e a sociedade de serviços que não são devidamente prestados, além dos impactos na economia e, posteriormente, teríamos a perda dos direitos”, finalizou.

Economista Valquíria Aparecida Assis

Os representantes dos Conselhos e Ordens presentes apresentaram propostas ao deputado, que se comprometeu a analisar todas as sugestões e buscar apoio no Congresso Nacional para dar continuidade aos trabalhos da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos. Dentre as propostas, a presidente do Corecon-MG, Economista Valquíria Aparecida Assis, sugeriu que o deputado leve à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), proposta exigindo a obrigatoriedade de registro profissional para concursos em cargos públicos.

O Adv. Abel Chaves Junior, assessor jurídico do CRA-MG e presidente da Comissão das Assessorias Jurídicas dos Conselhos Profissionais da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB/MG), apresentou o 2º Seminário das Assessorias Jurídicas, que será realizado pelo COP-MG no mês de junho deste ano, incentivando a participação e promoção do evento pelos membros. Em seguida, incentivou a participação dos Conselhos e Ordens no 38º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), que acontecerá em outubro, na cidade de João Pessoa (PB).

Adv. Abel Chaves
Reunião do COP-MG
Reunião do COP-MG