Vamos falar de 2013 …… – Adm. Hélio Alessandro Ribeiro

Adm. Hélio Alessandro Ribeiro

Numa aula de Planejamento Estratégico o professor conta uma situação: um grupo de pessoas encontra-se na sala de espera para embarcar no próximo vôo, e você por acaso encontra-se neste grupo. Todo animado, malas prontas e com grandes expectativas. Ao fazer o check-in tudo certo, todos tomaram seus lugares e de repente da cabina do comandante, QUE HAVIA DEIXADO O MICROFONE LIGADO POR ENGANO, começa uma conversa:

– (piloto) – boa tarde prezado Jarbas
– (copiloto) – boa tarde comandante Souza
– (piloto) – sabe me dizer se esta aeronave foi abastecida?
– (copiloto) – hum!
– (piloto) – sabe quando foi feito a última revisão?
– (copiloto) – hum!!
– (piloto) – sabe qual a rota que iremos fazer?
– (copiloto) – hum !!!
– (piloto) – sabe me falar se tem coletes salva vidas para todos?
– (piloto) – esta aeronave tem condições de vôo?
– (piloto) – tripulação preparar para vôo …….

Qual a sua reação dentro deste avião? Vai continuar lá dentro e vai ver o que vai acontecer?

Esta história retrata bem como boa parte da população e empresas estão vivendo, uma verdadeira aventura sem preparo e sem objetivos definidos e a cada dia passam a combater incêndios, correm atrás do prejuízo e matam um leão a cada dia.
O professor ainda complementa na sala de aula, e sabe o pior de tudo que ocorre no Brasil? As pessoas acreditam que a capacidade de Administrar já vem com cada um de nós quando nascemos, ou adquiri-se no decorrer da vida.

O planejamento é algo fundamental para que alcance seus objetivos de forma mais eficiente, entretanto não fomos preparados para planejar nem mesmo uma pequena viagem quanto mais nossas vidas. No livro Pai Rico Pai Pobre, um best seller, descreve muito bem como os Ricos tornam-se cada vez mais ricos e a classe média cada vez mais endividada, pois afinal não tem conhecimento sobre educação financeira, não sabem o que é um ativo e um passivo, não sabem calcular o custo do dinheiro e muito menos não sabem planejar.

O planejamento é tão importante que na Bíblia tem várias passagens que descrevem planejamentos simples e complexos, um muito marcante está no livro de Gênesis, a construção da arca de Noé – gênesis 6, versículos 13 ao 22:

“13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.
14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.
15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinquenta e a sua altura de trinta.
16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.
17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.
18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.
21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.
22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”

No planejamento da Arca, teve o detalhamento de tudo a ser feito para que atingisse o objetivo desejado. Afinal como você tem planejado sua vida? Seu trabalho? Seus relacionamentos? Sua vida espiritual? Sua vida social? Suas finanças? E sua aposentadoria? Ou você faz parte desta aeronave? Bom aproveite o novo ano e faça o planejamento de todas as áreas da sua vida.

Um Feliz 2013 bem planejado! Grande abraço e tenha atitude para com a vida, tenha atitude para com Deus, busque entender Cristo como Senhor e Salvador da sua vida.