Você está visualizando atualmente 28 de outubro: é dia de enaltecer o trabalho incansável dos servidores públicos

28 de outubro: é dia de enaltecer o trabalho incansável dos servidores públicos

Hoje, 28, o Brasil celebra o Dia do Servidor Público. A data foi instituída pelo Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, no governo do então presidente Getúlio Vargas. Mas, afinal, o que é e o que faz um servidor público e, sobretudo, qual a sua importância nos dias atuais?

O próprio nome já nos dá ideia do papel deste profissional. A sua função precípua é servir a sociedade. O seu chefe é o Estado e os seus clientes são os milhares de cidadãos e cidadãs deste enorme país. E, nessa grande organização chamada Brasil, o objetivo não é financeiro, mas sim oferecer serviços de qualidade obedecendo, sempre, aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Seja na administração direta ou indireta, o servidor público é a pessoa que pode fazer a diferença. A sua meta deve ser sempre atender a população com dedicação e qualidade.O resultado desse empenho não pode ser outro senão o de ajudar a construir um país mais forte e democrático.

Nessa seara, quero destacar em especial os profissionais de Administração que atuam no serviço público e cuja competência é gerenciar esses órgãos e responder tecnicamente por seus resultados, pois vai planejar, organizar, dirigir e controlar os processos dentro do local onde atua.

Sabemos da importância que o ADM tem para a gestão pública e, por isso, o Sistema Conselhos Federal e Regionais não poupa esforços no sentido de fomentar a inserção deste profissional nos órgãos públicos. O CFA dispõe de iniciativas como “Projeto Controlador Interno”, que busca a inserção do profissional de Administração no cargo de controle interno por meio de proposta de lei nas câmaras municipais; tem o “IGM Exclusivo”, cuja proposta é fornecer informações completas sobre várias áreas temáticas do município para profissionais registrados e adimplentes no seu respectivo CRA; “Fiscalização de Cargos Públicos” que, por meio de grupo de trabalho criado no Encontro Nacional de Fiscais (Enaf), disponibilizará procedimentos para subsidiar os CRAs para ações de fiscalização nos órgãos públicos; e o “Prêmio CFA Guerreiro Ramos”, que busca premiar profissionais registrados nos CRAs que tenham inovado na gestão pública em todas as esferas de poder.

Mas, assim como na iniciativa privada, a área pública passa por transformações e, como bons administradores, precisamos estar preparados para ambientes cada vez mais complexos e disruptivos.

Portanto, nesse Dia do Servidor Público, saudamos todos os profissionais – em especial os da Administração – que, diariamente, dedicam suas vidas para servir o interesse coletivo com qualidade, eficácia e eficiência. Parabéns!


Adm. Mauro Kreuz
Presidente do Conselho Federal de Administração