Você está visualizando atualmente Abertura do XXVIII é um sucesso

Abertura do XXVIII é um sucesso

Primando pela união existente no Sistema CFA/CRAs, a organização do XXVIII Encontro Brasileiro de Administração – Enbra ressaltou os 26 estados componentes e o Distrito Federal. Logo na abertura do evento, presidentes e outros representantes de todos os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) adentraram o auditório do Hotel Ouro Minas, carregando as bandeiras de seus respectivos estados, bem como do Brasil e dos organizadores do evento.

Em seguida, foi exibido um vídeo de boas-vindas, mostrando pontos turísticos de Belo Horizonte, cidade-sede. O vídeo fez um passeio no tempo, apresentando a mudança dos temas abordados em todos os Enbras.

Discurso dos presidentes

Anfitrião do evento, o presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, deu início ao XXVIII Enbra evidenciando a evolução tecnológica ao longo do tempo, e como a Administração também evoluiu.

Embora o presidente tenha considerado, em seu discurso, a tecnologia como a espinha dorsal da transformação, ressaltou a importância da atuação do ser humano e de valores sociais e ambientais. Ao encerrar o seu discurso, enfatizou a programação dos três dias de evento.

Em seguida, o presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, iniciou o seu discurso destacando a hospitalidade mineira e ressaltou a importância do XXVIII Enbra para os profissionais de Administração e toda a sociedade.

“Que possamos sair daqui energizados, renovados de bons propósitos e boas intenções para realizarmos boas ações”, finalizou.

Mudança de tempo

“Inteligência Artificial: Uma visão futurista da profissão” foi o tema da palestra de abertura do XXVIII Enbra, apresentada por Walter Longo, empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark. O palestrante destacou a evolução da raça humana ao longo dos anos, passando pelo início das civilizações e as Revoluções Industriais.

Longo apresentou uma visão otimista da evolução tecnológica, ressaltando a importância da adaptação dos profissionais, que devem conviver de maneira harmônica com as novas ferramentas do mercado. “A Inteligência Artificial não vai roubar o emprego de uma pessoa, mas uma pessoa que sabe usar a Inteligência Artificial irá.”

No entanto, o empreendedor digital ponderou que a parte humana do trabalho não deve ser deixada de lado, mostrando que, mesmo com todas as evoluções e novas ferramentas, o ser humano é o protagonista das mudanças. “Em terra de robô, quem tem coração é rei, e nós iremos reinar usando a Inteligência Artificial”

Atrações Culturais

A inclusão e a interação deram o tom da noite de abertura. O Brasil, um país multicultural, foi representado pelas crianças e adolescentes do Colégio Santo Agostinho de Contagem, que compõem o Grupo Sarandeiros. Os pequenos mostraram danças típicas de diversas regiões brasileiras, incluindo Minas Gerais.

Promovendo a interação com o público, o XXVIII Enbra realizou uma “onda azul”, na qual todos os participantes arremessaram bolinhas azuis para o alto, representando a profissão. Além disso, o Grupo Mensageiros do Rei emocionou os presentes ao ler, de forma teatral, uma mensagens de otimismo e esperança.

Já para encerrar a noite, a festa brasileira mais conhecida em todo o mundo foi representada pelo grupo “Por Acaso”, da Vila São Francisco das Chagas. A escola de samba festejou o sucesso da abertura do evento, levando todos os presentes a sambarem com os percussionistas e passistas e músicas brasileiras em um versão carnavalesca.