Você está visualizando atualmente Análise atualizada prioriza municípios

Análise atualizada prioriza municípios

Com intuito de valorizar as atividades desenvolvidas na gestão pública brasileira, principalmente na profissionalização da gestão por profissionais da Administração, o Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou análise atualizada do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), versão 2022 (acesse aqui). O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O levantamento feito pelo CFA é elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, entre outras.

O estudo demonstra, com foco nos municípios, a realidade dos estados, considerando cada indicador do IGM-CFA e citando, ainda, as cidades que se destacam em cada item avaliado. Assim, os gestores públicos terão acesso às informações gerais acerca do estado em análise, como as médias alcançadas, e também aos próprios municípios que são referências em determinado indicador analisado.

De acordo com o CFA, “como estamos em período eleitoral, este estudo ganha uma enorme importância,  já que haverá eleições para governadores e senadores, representantes constitucionais dos Estados no poder executivo estadual e legislativo federal”.

CFA

A orientação do Conselho Federal é de que os Conselhos Regionais de Administração levem o estudo aos candidatos para que tenham dados científicos em mãos e possam desenvolver seus projetos atendendo às necessidades da sociedade local.