Como podemos criar um ambiente de trabalho mais saudável? – Adm. Débora Rodrigues

  • Autor do post:
  • Categoria do post:artigos

Esse foi tema de uma palestra ministrada recentemente, onde falei junto com minha sócia Andiara Martins (Psicóloga, fundadora da MBRH Assessoria em Recursos Humanos), sobre a importância de pensar em estratégias para colaborar com saúde mental dos colaboradores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas,  sabemos que os administradores lidam com o desafio de conseguir obter resultados para as organizações, além de cuidar da saúde dos seus colaboradores. E equilibrar essas duas necessidades organizacionais, pode ser um grande desafio.

No mundo pós-pandêmico, o medo e a ansiedade são sintomas comuns, independente da idade e atuação, é um reflexo do momento vivido.

A ansiedade é natural do organismo humano, quando recebemos ameaças, porém quando começam a acontecer com maior frequência é preocupante, principalmente se essa ameaça não for algo real, mas uma antecipação do nosso cérebro.

A saúde mental é importante em todas as áreas da vida, inclusive a profissional. Quando se tem saúde mental, a produtividade é maior, a forma de raciocinar é melhor e mais eficaz, o que gera maiores benefícios e resultados para as empresas.

O que os gestores podem propor, sem afetar o seu orçamento financeiro?

Como sugestão, buscar parcerias que promovam práticas saudáveis para os colaboradores: Por exemplo,  instrutores de meditação, clínicas estéticas, academias, spas.

Estimular pausas, principalmente para aqueles que hoje atuam de maneira híbrida ou home office.

Apoio para Grupos de afirmação para minorias (raça, LGBTQIA+, mulheres, estrangeiros, 60+) onde proporcione criação de grupos para discussões, palestras, debates e criação de redes de apoio.

Essas são algumas sugestões que não oneram custos para as organizações mas que podem trazer grandes resultados no bem star e saúde de todos.

Débora Rodrigues é sócia da MBRH Assessoria em Recursos Humanos, psicanalista, coach, professora, com formação em Magistério, Administradora de empresas com MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Possui MBA em Coaching Executivo e pós graduada em Neuropsicologia e Inteligência Emocional.