Você está visualizando atualmente Conferência promove diálogo entre TCU, CGU e Conselhos Profissionais

Conferência promove diálogo entre TCU, CGU e Conselhos Profissionais

Começou nesta terça-feira, 29, a 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. O evento, que acontece em Brasília e é considerado o maior encontro das categorias profissionais, reuniu, na noite de abertura, quase 500 pessoas. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e coordenador do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, Adm. Mauro Kreuz, participou da palestra inaugural do encontro e, em razão da sua atuação em defesa das profissões regulamentadas, recebeu uma homenagem especial.

Ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União, André Luís de Carvalho, do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e do secretário executivo do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, Jenner de Morais, Mauro debateu sobre “Ações inovadoras, Supervisão e Controle Externo no âmbito dos Conselhos Profissionais”.

André ressaltou a importância do trabalho feito pelos conselhos profissionais e defendeu a importância do controle e fiscalização dessas autarquias. Wagner, por sua vez, tocou em um assunto delicado: análise das decisões do TCU aos Recursos apresentados no Acórdão das Fiscalizações de Orientação Centralizada (FOC/TCU).

O presidente do CFA afirmou que é a favor do controle externo, mas ponderou que as “regras do jogo nem sempre são claras”. “A gente é rotulado de forma global como se todos os conselhos não cumprissem com as suas finalidades”, explicou Mauro.

Ele voltou a comentar sobre as ameaças que rondam os conselhos profissionais, entre elas a Proposta de Emenda à Constituição 108/2019 e outros projetos de lei que atentam contra a existência dessas autarquias. Mauro elogiou, também, a maturidade profissional dos conselhos em dialogar com o TCU e a CGU. “Precisamos louvar este grande momento”, destacou.

O debate foi mediado pelo Gerente Geral do Conselho Federal de Representantes Comerciais, Paulo Porto. Ao final, Mauro agradeceu o convite. “Reitero o maravilhoso momento deste painel tão relevante que mostra essa a nossa maturidade. Devemos mostrar isso pra sociedade”, comentou.

Homenagem

Na noite de abertura, foi feita a entrega do Prêmio melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais. Ao todo, foram dez categorias que condecoraram aqueles conselhos que se destacaram em determinada área como planejamento estratégico, ação social, transparência, cooperação institucional, entre outros.

Mauro Kreuz também foi homenageado em razão da sua atuação em frente ao Conselhão e seu trabalho em defesa de todos os conselhos profissionais. Emocionado e surpreso, o administrador agradeceu o reconhecimento.

O evento

Em seu sexto ano, a Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais reúne, presencialmente, na  capital da República, os sistemas de profissões regulamentadas. O evento vai até o dia 1º de setembro e, nesses quatro dias, centenas de gestores e colaboradores dos Conselhos Profissionais do país vão discutir e debater assuntos atinentes à gestão pública, a geração de valores, os resultados finalísticos e a busca permanente por inovação.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA