Você está visualizando atualmente Contas do CRA-MG são aprovadas

Contas do CRA-MG são aprovadas

As contas do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), exercício 2022, foram aprovadas pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A aprovação foi recomendada pela Câmara de Administração e Finanças do Federal (CAF), após auditoria in loco realizada no CRA-MG.

No parecer, assinado pelo diretor da CAF, Adm. Francisco Almeida Costa, a Câmara ressalta a conformidade nos demonstrativos financeiros:

“No exame das peças que compõem a Prestação de Contas, verificou-se compatibilidade entre os valores demonstrados nos balanços e nas demonstrações financeiras, os quais expressam de forma adequada a situação econômico-financeira da Entidade”.

Parecer da CAF

Para o presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, a aprovação só reafirma que o Conselho vem trabalhando com responsabilidade e transparência.

“Sob nossa gestão, a instituição tornou-se, nos últimos anos, um conselho respeitado, que tem feito grandes transformações em governança e compliance”

Adm. Jehu de Aguilar, presidente do CRA-MG

Como funciona a prestação de contas

A análise da prestação de contas do CRA-MG pelo CFA atende aos termos da Resolução Normativa CFA nº 570, de 08 de agosto de 2019 e da Instrução Normativa nº 84/2020 do Tribunal de Contas da União – TCU. De acordo com a Instrução, “a prestação de contas tem como finalidade demonstrar, de forma clara e objetiva, a boa e regular aplicação dos recursos públicos federais”.

No caso do CRA-MG, essa análise é realizada pelos auditores do Conselho Federal, que atua como instância superior no Sistema CFA/CRAs. Os auditores analisam os documentos, a contabilidade e as ações do Regional, a fim de verificar se tudo está em conformidade com a legislação, as regras internas e com o que foi planejado. Estando tudo de acordo, os auditores recomendam a aprovação das contas à Câmara de Administração e Finanças, que avalia a recomendação e emite o parecer, podendo ser favorável ou não à recomendação dos auditores. Esse parecer é enviado ao plenário do CFA, que pode acatá-lo ou não.

Quem é o auditor?

auditor é o profissional que faz uma análise sistemática e com profundidade de todos os processos da empresa, especialmente os que envolvem questões financeiras, contábeis e fiscais, para garantir, conforme já descrito, que tudo foi implantado com eficiência e de acordo com a legislação. A Auditoria Administrativa é uma das atividades do profissional de Administração dentro do campo de Organização e Métodos.

Em 2021, de olho na ampliação do mercado de trabalho pós-pandemia, o CRA-MG produziu pequenas pílulas que explicam algumas áreas atribuídas ao profissional de Administração, dentre elas, a de Auditoria. Assista e saiba mais sobre o trabalho do profissional de Administração como auditor.