Você está visualizando atualmente COP-MG debate resultados de 2023 e perspectivas para 2024

COP-MG debate resultados de 2023 e perspectivas para 2024

Ontem (06), o COP-MG – Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais se reuniu na sede do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) para analisarem as atividades desenvolvidas em 2023 e programarem as que serão realizadas no próximo ano. Liderada pelo presidente do COP-MG e do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, a reunião, híbrida, teve a participação dos Conselhos Regionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biblioteconomia, Educação Física, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Odontologia, Relações Públicas, Psicologia, Representantes Comerciais e Técnicos Industriais.

Retrospectiva 2023

A pauta da reunião reforçou a importância da união dos conselhos e relembrou alguns eventos marcantes como o Seminário das Assessorias Jurídicas dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais, que teve como resultado, a nomeação pela OAB/MG da Comissão das Assessorias Jurídicas dos Conselhos e Ordens Profissionais, sob a coordenação do Assessor Jurídico do CRA-MG, Abel Chaves.

Outro evento que rendeu resultados positivos foi o 1º Encontro Nacional dos Conselhos e Ordens Profissionais, um marco na história dos conselhos pela participação do Tribunal de Contas da União (TCU) na programação do evento. Os presentes na reunião ressaltaram que, em recente evento do Tribunal em Brasília, aqueles que participaram do encontro promovido pelo COP-MG elogiaram a organização e o conteúdo apresentado nesse.

Outros assuntos discutidos a favor dos conselhos profissionais durante o ano também foram abordados, como o contrato com o Banco do Brasil para cobrança ativa, que, de acordo com o presidente Adm. Jehu, finalmente está sendo finalizado, e a atuação do Conselho Nacional, o “Conselhão” em campanhas que ressaltam a importância dos conselhos profissionais.

Perspectivas para 2024

O presidente informou que está sob a análise da Comissão das Assessorias Jurídicas dos Conselhos Profissionais, a constituição do COP-MG em associação, uma das ações a serem desenvolvidas para o próximo ano. Outra atividade proposta para 2024 é a realização de evento voltado para Perícia, e da segunda edição do Seminário das Assessorias Jurídicas e do Encontro Nacional dos Conselhos e Ordens Profissionais. Este último será ofertado para que outros estados o realizem, a fim de fortalecer a relação com o TCU em âmbito nacional.

Deputada reafirma compromisso com o COP-MG

Devido à antecipação de agenda de votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, convidada a participar da reunião pela relevante contribuição na luta contra a desregulamentação das profissões, não pode comparecer. No entanto, a parlamentar enviou mensagem ao COP-MG: “Reafirmo meu compromisso e disponibilidade de fortalecer a caminhada do COP, de todos os Conselhos Profissionais, na Assembleia de Minas. Desejo que em 2024 possamos fazer uma agenda com algumas questões importantes a serem debatidas pela Frente Parlamentar”, escreveu a deputada.

O que é o COP-MG

O COP-MG é formado pelos conselhos profissionais de Minas Gerias e a Ordem dos Advogados para promover ações que fortaleçam os conselhos e as profissões regulamentadas. A união se deu em 2019 para combater a PEC 108/2019, que retirava a obrigatoriedade do registro profissional. A proposta foi arquivada com grande apoio de alguns parlamentares, dentre eles, o deputado federal Rogério Correia, e a deputada estadual Ana Paula Siqueira.