Você está visualizando atualmente COP-MG homenageia parlamentares que apoiaram a luta contra a PEC 108

COP-MG homenageia parlamentares que apoiaram a luta contra a PEC 108

Na tarde da última sexta-feira (01), os Conselhos e Ordens Profissionais – COP-MG prestaram uma homenagem especial aos parlamentares que apoiaram os Conselhos e Ordens na luta contra a PEC 108.

A cerimônia, realizada seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, contou com a presença de presidentes e assessores de alguns Conselhos de Minas Gerais, entre eles, compondo a mesa, estavam o Adm. Jehu de Aguilar, Presidente do CRA-MG, a Relações Públicas Anita Cristina Cardoso Magalhães, Presidente do Conrerp 3º Região, a Psicóloga Lourdes Aparecida Machado, Presidente do CRP-MG e o Engenheiro Civil Lucio Fernando Borges, Presidente do CREA-MG.  

Em seu discurso inicial, o Adm. Jehu de Aguilar destacou a importância da união dos conselhos e apoio dos deputados para barrar o avanço da proposta no Congresso. “Nós estamos fazendo o nosso papel: cuidar da sociedade e defender a nossa profissão.”

Os homenageados foram:

  • Deputado federal Rogério Correia (PT-MG)
  • Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB-MG)
  • Deputado Estadual Ana Paula Siqueira (Rede-MG)
  • Deputado Estadual André Quintão (PT-MG)
  • Deputado Estadual Celinho do Sintrocel (PCdoB-MG)
  • Deputado Estadual Dalmo Ribeiro (PSDB-MG)

Caso tivesse avançado, a PEC 108 transformaria os Conselhos Profissionais em pessoas jurídicas de direito privado, que atuariam dando suporte ao Poder Público. Desta forma, o registro profissional não seria mais obrigatório e todas as profissões no Brasil ficariam desregulamentadas, prejudicando a saúde pública e outros setores. Atualmente, os 32 Conselhos brasileiros são autarquias que possuem personalidade jurídica de direito público, tendo assim, o poder de fiscalizar as profissões que representam.

Confira as fotos do evento: