No mês de março, o CRA-MG, com o Apoio do Conselho Federal, deu início à multiplicação e orientação aos profissionais de Administração e gestores públicos municipais sobre o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).
Os Adms. Carla Balbino e Rafael Lopes apresentaram a ferramenta para a Admª. Lucinéia Magalhães, que atualmente presta consultoria para o município de Salto de Pirapora em Minas Gerais.
O CFA inaugurou o Índice em 2016, com o intuito de auxiliar gestores
públicos, através de dados consolidados, e indicadores sobre as possiblidades
de possíveis melhorias e análises no Município.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamados de Variáveis, cuja média serve de criação dos Indicadores.
O IGM/CFA está disponível para consulta: via website (igm.cfa.org.br) ou baixando uma planilha em formato Excel, disponível no ambiente do Acesso Exclusivo dentro do site do IGM/CFA (destinado às pessoas físicas e jurídicas registradas junto aos Conselhos Regionais de Administração e que estejam em situação regular).
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões (Finanças, Gestão e Desempenho), a partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS.
Para solicitar orientações de utilização da ferramenta ou solicitar reunião orientativa sobre seu uso, gentileza encaminhar e-mail para: formacao@cramg.org.br.