Você está visualizando atualmente CRA-MG se une à ALMG pelo Dia da Mulher

CRA-MG se une à ALMG pelo Dia da Mulher

Na última sexta-feira (16), o presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), Adm. Jehu de Aguilar, a chefe de gabinete, Admª Ana Rita Vieira Flores, e a gerente de Eventos, Admª. Maria Cristina Pena Quadros, estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para reunião sobre o projeto “Sempre vivas – É tempo de reconhecer o valor das mulheres”, a convite da deputada estadual Ana Paula Siqueira (segunda da dir. para a esq.).

Durante a reunião, o CRA-MG conheceu o projeto e se propôs a atuar como apoiador na divulgação junto ao COP-MG – Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais e aos profissionais registrados.

Saiba o que é o projeto Sempre Vivas

O que é o projeto Sempre Vivas

O projeto Sempre Vivas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com coletivos, entidades e órgãos ligados à pauta feminina. Realizado anualmente, o evento conta com atividades gratuitas para promover visibilidade à luta das mulheres por direitos. Este ano, ele acontece de 04 a 25 de março em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.

 “É tempo de reconhecer o valor das mulheres” é o slogan do Sempre Vivas 2024, que tem como tema o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos humanos, especialmente nos espaço de poder e decisão. “A divisão sexual do trabalho é a expressão de uma sociedade que afasta as mulheres dos espaços de poder, de decisão e de produção, restringindo-as aos espaços domésticos de cuidado e de reprodução das relações sociais”. (Site da ALMG)

Em 2024, além do ciclo de debates “Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres”, serão realizados a Feira Mulheres de Minas, evento na Praça Sete (Belo Horizonte), quatro encontros regionais em cidades no interior de Minas Gerais e a campanha Assembleia Solidária.

Objetivos

Os objetivos do evento apresentados no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais são:

  • Debater o panorama social da mulher, retratando a invisibilidade do papel de cuidado imposto às mulheres, explicitando a sobrecarga mental, a geração sanduíche e o histórico da responsabilização das mulheres nas políticas públicas;
  • Debater as diversas formas de violência de gênero, com todas as interseccionalidades, e como elas se apresentam como dificultador para o pleno exercício dos direitos das mulheres e os desafios do enfrentamento dessas violências;
  • Debater as condições de trabalho, como a sobrecarga das jornadas, a compatibilização do trabalho com a maternidade, a desigualdade salarial com homens na mesma posição e mulheres em posição de liderança;
  • Debater os desafios das mulheres no cenário político, abordando o histórico de exclusão das mulheres na política, a sub-representação feminina e seus impactos na democracia;
  • Debater a violência política de gênero, especialmente as suas características, com ênfase nas suas interseccionalidades e suas formas, bem como seu enfrentamento e formas de ampliar a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Programação em Belo Horizonte

A programação em Belo Horizonte acontece de 4 a 8 de março. A iniciativa tem início com a Assembleia Solidária, que arrecadará itens de higiene pessoal para doação. Já no dia 05, acontece o Ciclo de debates: Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres. No mesmo dia, será realizada a Feira Mulheres de Minas. O encerramento da programação se dá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a Tenda na Praça Sete.

Assembleia Solidária

A Assembleia Solidária, 4 a 8 de março, é uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação acontece por meio de parceria com o Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais.

Entre os itens solicitados estão: absorventes, papel higiênico, lenços umedecidos, fraldas, algodão, soro fisiológico, escovas de dentes adulto e infantil, pasta de dente, fio dental, sabonete, esponjas de banho, desodorante roll-on, shampoo, condicionador, creme de pentear. Os interessados devem fazer a entrega no Hall Administrativo da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte).

Ciclo de Debates

Ciclo de debates: Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres aborda diretamente a temática desse ano. O evento acontece no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com diversos debates programados para todo o dia, de 09h às 17h.

Embora os convidados ainda não estejam confirmados, as temáticas dos debates já estão definidas.

Veja a programação:

Manhã: Mulheres na sociedade: quem somos e como estamos

  • 10 horas – Mesa 1 – Desafio das mulheres na sociedade: o que esperam de nós

Panorama social da mulher e seu papel de cuidado

As condições de trabalho das mulheres

  • 11h30 – Mesa 2 – Escalada das violências contra as mulheres
  • 12 horas – Debates

Tarde – Desafios das mulheres no cenário político: por que ainda somos minoria?

  • 14 horas – Mesa 3 – Sub-representação das mulheres na política e seus impactos na democracia
  • 15 horas – Mesa 4 – Violência política de gênero: como enfrentar?
  • 16 horas – Debates
  • 17 horas – Encerramento

O Ciclo de Debates será realizado no Palácio da Inconfidência – Auditório José Alencar Gomes da Silva (Rua Rodrigues Caldas, 30, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte) e as inscrições serão abertas em breve no site da ALMG e Hall das Bandeiras, que fica em frente à Praça da Assembleia.

Feira Mulheres de Minas

A Feira Mulheres de Minas tem o objetivo de divulgar o talento de mulheres do Estado, sobretudo daquelas em situação de vulnerabilidade. A Feira acontece no dia 05 de março, das 9 às 18 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao), localizado à Rua Rodrigues Caldas, 30, térreo, Bairro Santo Agostinho, na Capital.

A feira integra a programação do ciclo de debates “Sempre Vivas: Precisamos falar sobre a (in)visibilidade das mulheres”, e para participar, a interessada tem até hoje (19) para se inscrever no Portal da ALMG. Há 30 vagas para feirantes mulheres, organizadas de forma individual ou coletiva, conforme regulamento.

Há dez vagas para cada uma das três classes a seguir: alimentação, moda e acessórios e artigos artesanais. Caso as vagas de determinada área não sejam preenchidas, elas serão redistribuídas. Mulheres em condição de vulnerabilidade, inclusive aquelas com deficiência, pretas e pardas e mães atípicas contam com reserva de 50% das vagas

Tenda na Praça Sete

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará a Tenda na Praça Sete. A ação disponibilizará diversos serviços voltados à mulher no centro de Belo Horizonte. A programação e os serviços estarão disponíveis serão informados em breve no site da ALMG.

Programação no Interior

As ações no interior de Minas Gerais acontecem de 14 a 25 de março com os Encontros Regionais. Em breve, a ALMG divulgará a programação e demais informações.