Você está visualizando atualmente CRA-MG sedia assembleia do Fopemimpe

CRA-MG sedia assembleia do Fopemimpe

O Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) recebeu, nessa segunda (15), a XXXIV Assembleia do Conselho do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte –Fopemimpe, do qual é membro. Na ocasião, foram apresentadas as propostas e acompanhamento das ações de 2024, referentes aos Comitês Temáticos de Racionalização Legal e Burocrática, Acesso a Mercados , Tecnologia e Inovação , Investimento, Financiamento e Crédito ,Formação e Capacitação Empreendedora e Microempreendedor Individual.

O Fopemimpe é uma instância de Governo na qual são discutidas políticas públicas direcionadas às micro e pequenas empresas em diversos eixos, como simplificação e desburocratização, acesso a mercados, capacitação, tecnologia e inovação e acesso a crédito, segundo a diretora de promoção dos pequenos negócios e empreendedorismo na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Eneila Loiola. Para o superintendente de micro e pequenas empresas Marco Antônio Gaspar, o Fopemimpe “é o principal interlocutor entre Governo e as micro e pequenas empresas” que, de acordo com o superintendente, foram responsáveis por 90% dos empregos gerados em 2023.

Participação do CRA-MG no Fopemimpe

O Fopemimpe reúne diversas entidades que representam classes trabalhistas em Minas Gerais. Dentre as entidades estão Fiemg, Abrasel, CRC-MG, Sindicato das Cooperativas de Minas Gerais, Emater e o CRA-MG, representado pelo conselheiro Adm. Rosendo Magela. Para o conselheiro, é muito importante o Regional estar junto a tantas entidades no desenvolvimento dos empreendedores mineiros. “Nosso objetivo é gerar, para os nossos registrados, mais trabalho e renda“, destacou.

Durante a Assembleia, o Administrador apresentou aos demais, a sugestão de um projeto que visa a difundir a utilização da inteligência artificial (IA) pelos micro e pequenos empresários, a partir de vídeos que mostrem como utilizar a IA em diversas atividades. “Nós não queremos deixar nenhuma empresa à margem. Por isso, estamos formando aqui hoje, multiplicadores dentro das instituições, para que possam replicar a inteligência artificial para as empresas filiadas”, concluiu.

Resultados alcançados pelo Fopemimpe

Dar visibilidade às demandas do micro e pequeno empresário junto ao Governo, a fim de gerar políticas públicas favoráveis ao setor é um dos objetivos do Fopemimpe. Integrante do Fórum desde a criação, o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais – Setcemg, Luciano Medrado, enumerou alguns resultados alcançados a partir de ações do grupo. Veja abaixo:

  • Desenvolvimento de um sistema que permitiu a participação do micro e pequeno empresário nas licitações governamentais.
  • Fornecimento de suporte jurídico da OAB/MG por meio de webinares
  • Geração de uma consciência associativista a partir do acesso à informação
  • Criação do Programa Minas Livre para Crescer, que visa à desburocratização e facilitação para o micro e pequeno empreendedor

De acordo com Medrado, duas grandes ações estão sendo desenvolvidas atualmente. Uma é o adiantamento de recursos pelo mercado financeiro, a juros subsidiados, às micro e pequenas empresas que ganharem a concorrência em licitações; e a outra é a ampliação do Programa Minas Livre para Crescer. “Estamos brigando pela lei de liberdade econômica“, finalizou.