Você está visualizando atualmente Procura por especialistas aumenta com profissionalização

Procura por especialistas aumenta com profissionalização

Adm. Ricardo Alves, coordenador da CBF Academy e da PUC Minas, será palestrante no XXVIII Enbra

A profissionalização do futebol tem exigido uma gestão estratégica para garantir o sucesso sustentável dos clubes e organizações esportivas. Entre contentes e descontentes com esse novo jeito de conduzir o esporte, uma coisa é certa: essa profissionalização tem esquentado o mercado de trabalho. É o que garante o coordenador do curso de Gestão do Futebol da CBF Academy e coordenador do curso de especialização em Gestão Esportiva da PUC Minas, Administrador Ricardo César Alves.

De acordo com o coordenador, há um campo vasto para a inserção de profissionais especializados, iniciado com a ampliação de divulgação de dados financeiros de clubes e instituições esportivas. A profissionalização da gestão vem a combater, ou a dirimir, a contratação por via política, a fim de atender à necessidade do equilíbrio entre a competitividade desportiva e os resultados financeiros que permitam que o clube seja sustentável ao longo do tempo.

“A partir desse movimento, nós começamos a perceber a chegada dentro dos clubes de profissionais mais capacitados, com competências mais específicas para esse negócio”,

esclarece o Adm. Ricardo Alves.

Por haver algumas nuances diferentes dos negócios tradicionais, o profissional que se interessar em atuar na gestão do futebol deve ter algumas formações específicas que o habilitem a trabalhar na medição e análise de dados que o embasarão na melhor tomada de decisão. Por outro lado, essas mesmas especificidades apresentam um cenário desafiador, que começa com o entendimento da indústria.

“Ainda está muito relacionada a questões culturais do futebol. Ainda enfrenta muito aquela história do time que você torce, não pode trabalhar no rival (…) Mas o que a gente precisa contar é a competência que ele está empregando ali”.

Outro desafio apresentado pelo coordenador da CBF Academy é a pressão exercida pelos resultados dentro de campo. Se um time começa a perder, mesmo havendo um excelente trabalho de gestão, mudanças dentro de campo começam a ser exigidas, como, por exemplo, a troca de elenco.

“O resultado desportivo impacta diretamente naquilo que você está fazendo em termos de gestão”.

Complementa.

Administrar a pressão e a visibilidade é justamente o terceiro desafio do gestor do futebol, segundo o Administrador Ricardo Alves.

“O futebol te torna uma pessoa pública muito mais rápido. Acaba deslumbrando muita gente. Ao mesmo tempo em que aumenta sua visibilidade, aumenta sua pressão”.

Para quem presa pelo planejamento de uma boa gestão, esse cenário de imprevisibilidade pode assustar, mas ao mesmo tempo pode ser extremamente instigante. O assunto foi abordado no podcast “Se Liga Adm.” na rádio CRA das Gerais. Ouça a primeira parte do programa:

Ricardo Alves é palestrante no XXVIII Enbra

O coordenador da CBF Academy, Adm. Ricardo Alves, é um dos palestrantes do XXVIII Encontro Brasileiro de Administração – Enbra, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). A palestra de Ricardo será apresentada no dia 05 de outubro, às 18h, no Hotel Ouro Minas, onde acontece o evento.

Com o tema “O Futuro da Gestão do Futebol no Brasil: Tendências Emergentes e os Novos Desafios Gerenciais”, o Adm. Ricardo Alves irá explorar o mundo da gestão do futebol no Brasil e as tendências que moldarão seu futuro, desde a utilização de tecnologia e análise de dados, até o papel crescente das mídias sociais e marketing esportivo. Por fim, abordará os novos desafios gerenciais que os profissionais enfrentam no contexto atual, como a gestão financeira eficiente, o desenvolvimento de talentos, a governança corporativa e a sustentabilidade do futebol brasileiro.

Os ingressos para o XXVIII Enbra já estão à venda, e têm valores entre R$ 100 (estudante) e R$ 280 (público geral). O primeiro lote é válido até o dia 31 de agosto.

Mais informações.