Você está visualizando atualmente Organização das Nações Unidas completa 75 anos

Organização das Nações Unidas completa 75 anos

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 1945 para substituir a antiga Liga das Nações, extinta em detrimento da Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, a Carta das Nações Unidas é assinada em 26 de junho do mesmo ano. Nascia, assim, a ONU que entrou em funcionamento no dia 24 de outubro.

De acordo com o documento de fundação, os objetivos da organização são manter a paz e a segurança em todo o mundo; mediar e promover relações amistosas entre as nações;  promover cooperações na resolução de problemas internacionais; e ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

Como membro da Rede Brasil do Pacto Global, o Conselho Federal de Administração  acredita que apenas a construção coletiva pode superar os desafios do nosso tempo. Diante dos impactos sociais e econômicos causados pela pandemia de Covid-19, apoia uma retomada pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O dia costuma ser marcado por reuniões, debates e exposições em todo o mundo. Em 2020, uma ação coletiva usará as hashtags #UNDay, #DiadaONU e #NãoVolte em comemoração à data.

 

A ONU

A Organização das Nações Unidas se organiza em Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral. É composta, atualmente, por 193 países. O Brasil não só integra a ONU, como foi uma das 51 nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945, sendo considerado um país “fundador”.

Assessoria de Comunicação CFA