Você está visualizando atualmente Palestra debateu a importância da Governança na atualidade

Palestra debateu a importância da Governança na atualidade

A Palestra “Fortalecimento da Governança e Gestão Pública nos Estados e Municípios Brasileiros”, apresentada pela Secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República – Admª. Deborah Arôxa, debateu o papel da Governança no cenário atual da pandemia e apresentou modelos de conversa para trabalhar nesse cenário, utilizando cases reais para servir de exemplo aos espectadores.

A Adm. Deborah Arôxa destacou a importância de trazer stakeholders pra esse debate, de modo a diversificar ideias e opiniões. Segundo ela, essa é a forma correta de tratar de governança e gestão pública na atualidade. Ela também frisou a importância de se organizar um comitê de crise, especialmente no cenário pandêmico atual, em que não esteja envolvido apenas os membros do comitê em si, mas entidades dos três poderes da esfera pública, órgãos de controle do governo, empresários e investidores.

Em um dos cases, a Administradora relatou que, no começo da pandemia, um comitê de crise nacional foi fundado com a presença de líderes políticos de todos os estados brasileiros. Reuniões desse conselho eram marcadas quinzenalmente e demandas chegavam a qualquer horário do dia, todos os dias da semana. Essas demandas eram repassadas pros conselhos de crise dos respectivos estados, que analisavam a gravidade e nível de prioridade das mesmas, de modo a organizar a ordem em que elas seriam resolvidas.

Durante a pandemia, Arôxa retratou a dificuldade na definição de regras políticas e legais na esfera federal. O desafio de lidar com uma doença totalmente desconhecida refletiu em diversos fatores, como contratar uma vacina, custo de aquisição altíssimo, compra de itens importados, como por exemplo respiradores para hospitais e a importação de remédios que vencem rapidamente.

Explicando esse case, ela reforçou a importância de um ecossistema saudável e estável, em que o gestor possa se comunicar rapidamente com todos os estados, municípios e colaboradores. Segundo ela, é um dos pontos mais determinantes em uma gestão bem realizada.