Você está visualizando atualmente Parabéns, Profissionais de Administração!

Parabéns, Profissionais de Administração!

Hoje, 9 de setembro, os profissionais de Administração comemoram os 57 anos de regulamentação da profissão no Brasil. É dia de celebrar não só a vida dos Administradores, Tecnólogos, Técnicos, Mestres e Doutores em Administração, mas também é o momento para enaltecer e refletir sobre a história da Ciência da Administração.

Sabemos que, apesar da pouca idade, trata-se de uma ciência antiga. A primeira aparição da Administração de que se tem notícia data do ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução dos seus problemas práticos. Naquela época, os sumérios faziam seus registros administrativos em placas de barro.

Depois disso, a Administração não parou mais de crescer e foi, ao longo do tempo, se aperfeiçoando para se adaptar às transformações que ocorreram com a sociedade. Revolução Industrial, Revolução 4.0, Revolução 5.0 e tantas outras mudanças que moldaram – e ainda moldam – a Ciência da Administração.

Com o advento da Lei 4.769, em 1965, que regulamentou não só a profissão como criou, ainda, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), a Administração passou a ter um outro rumo em nosso país. Hoje, a profissão é uma das mais procuradas pelos jovens que vão ingressar no ensino superior e é a carreira que oferece mais oportunidade no mercado de trabalho.

Contudo, muitas vagas não são preenchidas. Há muitos candidatos, mas eles não apresentam as competências profissionais em Administração que o mercado requer. Para reparar esse gap, começamos um intenso trabalho para melhorar a qualidade formativa dos egressos em Administração.

O fruto desse trabalho é o Parecer CNE/CES nº 438/2020, que definiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração. Essas diretrizes vêm ao encontro do mundo do trabalho, focadas fortemente em desenvolver sólidas competências em Administração e rever, de forma radical, essa lógica pedagógica ultrapassada que ainda ancoram os cursos de Administração, pelo menos em sua grande maioria.

Transformar o ensino da nossa profissão é um dos caminhos para colocar a Ciência da Administração no patamar que ela merece. Ao lado da Economia e da Contabilidade, a Administração forma o tripé das Ciências Sociais Aplicadas.

Porém, a omissão de uns e a negligência de outros já custou muito para as organizações públicas e privadas e, sobretudo, para o nosso país. Veja, por exemplo, os males causados pela ingerência e a corrupção. Para este último, não há vacina.

Mas, para a má gestão, o remédio mais eficaz é a Ciência da Administração. Se nós, na governança pública, usarmos esta ciência de forma plena e efetiva, certamente nós teremos uma governança melhor e entregas sociais mais efetivas.

É por isso que defendo, há anos, a urgência de o país ter um plano estratégico de nação. Precisamos conceber um projeto estratégico de curto, médio e longo prazo. Do contrário, vamos continuar vivendo muito acidentalmente e desperdiçando o tempo, energia e recursos públicos que poderiam estar sendo investidos em áreas prioritárias para a nação brasileira em benefício da sociedade.

Além de fomentar a qualidade contínua do ensino da Administração, é importante empoderar os Administradores e Tecnólogos para que eles tomem posse das competências que lhe são conferidas pela ciência.

Por isso, neste 9 de setembro, voltemos nossos olhares para a Ciência da Administração. É por meio dela que grandes profissionais de Administração são forjados e é por meio dela que as organizações são fortalecidas.

Parabéns, profissionais de Administração do Brasil. Vamos celebrar este dia, enaltecer a pujança da profissão e lutar pela Ciência da Administração!

Adm. Mauro Kreuz

Presidente do Conselho Federal de Administração