Presidentes do CFA e CRAs se reúnem para definir ações dos próximos dois anos

Presidentes do CFA e CRAs se reúnem para definir ações dos próximos dois anos

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) estão reunidos, na sede nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, para o 1º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs de 2021. O encontro começou ontem, 4, e seguiu hoje, 5 de fevereiro. Na oportunidade, a equipe discutiu assuntos pertinentes ao sistema e aos profissionais de Administração.

Na abertura do Fórum, o anfitrião do evento e presidente do CFA, Mauro Kreuz, deu boas vindas ao grupo de líderes dos CRAs. Ele lembrou que presidir a autarquia, seja ela federal ou regional, não é fácil.

“É uma missão de muita responsabilidade e que nos expõe pessoalmente como profissionais e como pessoas. Isso exige, portanto, muita destreza e zelo na condução do patrimônio que não é nosso, mas que é dos nossos colegas profissionais de administração. A escolha é nossa sobre que legado queremos deixar”, disse.

Presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, durante o Fórum

Mauro voltou a fazer uma reflexão sobre o momento atual do Brasil e do mundo VUCA – acrônimo em inglês das palavras volatility, uncertain, complexity and ambiguity. Segundo o presidente, o que já era difícil, com a pandemia tornou-se ainda mais complexo. “A era disruptiva traz, consigo, coisas que nem os mais estudiosos da administração conseguem lidar muito bem. Portanto, estamos em um momento que nos exige muita humildade, serenidade, resiliência, solidariedade e cooperação”, afirmou.

O presidente lembrou, ainda, da importância da união no Sistema CFA/CRAs. “Nós já temos muitos inimigos fora do Sistema. “Se nós, internamente, não estivermos coesos, unidos e irmanados, seremos presas fáceis para todos aqueles que querem acabar com a gente. Vamos, portanto, andar de mãos dadas.”, ponderou Mauro.

Além do presidente do CFA, o diretor de Administração e Finanças da autarquia, Rogério Cristino, e o presidente do CRA do Distrito Federal (CRA-DF), Jairo Ubiraci Baptista Salles Brandizzi, participaram da mesa solene de abertura do Fórum. “Vamos fazer o melhor pela nossa profissão, pelo nosso país e pela nossa família hoje. Estou à disposição de todos vocês”, afirmou Jairo, parafraseando a famosa frase “Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos!” citada por Madre Teresa de Calcutá.

Em seguida, os presidentes começaram a discutir os temas da pauta do encontro. Cada regional teve oportunidade para falar de suas ações e apresentar sugestões. As Câmaras setoriais do CFA também falaram das atividades que desenvolvem atualmente.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA