Você está visualizando atualmente Primeiro Fórum de Presidentes de 2022 é realizado em Brasília

Primeiro Fórum de Presidentes de 2022 é realizado em Brasília

Brasília recebeu o primeiro Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs. O evento foi realizado em um hotel da capital do país e contou com a participação dos presidentes dos 27 regionais e também da Diretoria Executiva do Conselho Federal de Administração.

O encontro ocorreu de forma híbrida, com alguns participantes acompanhando tudo de forma on-line. Durante os dois dias de fórum, foi debatida uma extensa agenda de assuntos, entre eles questões como a recuperação de ativos, conciliação de débitos, anuidades, dados da ouvidoria, realização de eventos e o Sistema Eletrônicos de Informações (SEI).

O presidente do CRA-DF, Jairo Brandizzi, destacou a importância da capital do país receber o fórum e proporcionar essa integração.

“Essa integração entre todos os presidentes, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, e o país nosso, continental, tem a tipicidade de cada estado, as experiências, os cases de sucesso. Isso a gente pode ir repassando para todos os estados e, com isso, tendo uma harmonia nas ações do sistema de fiscalização profissional”.  

Para o presidente do CRA-CE, Leonardo José Macedo, o encontro também é fundamental pela troca de experiências e a oportunidade de alinhar ideias e projetos.

“Estamos cá nós, os 27 presidentes, debatendo o dia a dia da nossa profissão, debatendo os problemas comuns, e isso é sempre muito salutar: tanto rever os amigos presencialmente, como contribuir para o aprimoramento do nosso Sistema CFA/CRAs”.  

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do CFA, Mauro Kreuz, e do vice-presidente da autarquia, Rogério Ramos. Logo no início também foi apresentado o novo vídeo institucional do Conselho Federal de Administração. Ainda foi destacado o desempenho orçamentário de 2021.

“Nós tivemos um 2021 com uma performance financeira extraordinária. Depois de vários anos ladeira abaixo, com performances preocupantes, negativas, nós fechamos 2021 em todo o sistema, em todos os CRAs, com a performance positiva”.

Projetos das câmaras institucionais do CFA também foram discutidos pelos presidentes, entre eles a pesquisa nacional de perfil do administrador e tecnólogo, programa de capacitação de administradores em MPEs, o código brasileiro de atividades da Administração e futuros acordos de cooperação técnica. 

FIA

Durante o encontro também foi apresentada a data do Fórum Internacional de Administração (FIA). O evento vai ser realizado em Belém, no Pará, entre os dias 26 e 28 de setembro. Com isso, a cidade também vai receber a segunda edição do Fórum de Presidentes, além da reunião da Diretoria Executiva do CFA (Direx).

Fábio Lúcio de Souza Costa, presidente do CRA-PA, apresentou em primeira mão aos presidentes a chamada para o maior encontro de administração do país.

“Alegria de a gente estar trazendo para o fórum a chamada oficial do décimo sétimo FIA, que vai acontecer em nossa capital, Belém. A gente já vem trabalhando isso desde a aprovação do CFA por Belém. A gente fica muito feliz de estar recebendo um evento grandioso no final de setembro”.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA