Durante a cerimônia de entrega da Homenagem Especial às Mulheres Profissionais de Administração e Parceiras do CRA-MG na última sexta-feira (26), as professoras homenageadas emocionaram a todos com suas palavras que ressaltaram a importância da educação e da docência.
Veja como foi:
Adm. Imirene Lodi dos Santos – Coordenação de curso de graduação na Universidade Vale do Rio Doce:
“Tenho muito orgulho de ser Administradora, ser professora… Quero agradecer, especialmente, a todos os meus alunos, aos meus colegas, professores da Univale, essa instituição onde eu atuo já há 22 anos, onde nós temos a experiência de vivenciar uma gestão feminina. Então, todos os principais cargos de gestão da universidade são ocupados por mulheres, então é uma honra para a gente ter ocupado esse espaço aqui no ambiente acadêmico”.
Adm. Michele Gomes Pereira – Professora e Coordenadora do curso de Administração na unidade FUPAC Baependi
Adm Patrícia Maia do Vale Horta – Professora da Uniacademia
“É uma honra representar as professoras da Zona da Mata Mineira do curso de Administração… Ano que vem, eu faço 20 anos como professora de Administração e são milhares de alunos egressos e alunas. E nessa longa trajetória, eu continuo convivendo com mulheres fortes que ainda investem muito na educação. Embora ainda tenhamos muito para incluí-las na gestão. (…) elas verdadeiramente acreditam no impacto da educação e continuam se esforçando para representar as organizações como CEOs, e o que eu quero é que as organizações tenham essa representatividade que nós temos na sala de aula atualmente. (…) Eu sou grata a todos os meus alunos, ex-alunos, porque sem eles eu não estaria aqui hoje sendo homenageadas por vocês, eles são a razão de eu estar aqui. (,,,) E por fim, eu quero agradecimentos especiais aos meus pais, Antônio e Olga, porque, em algum momento, eles ousaram acreditar na força da educação superior e me deram o que eles não tiveram”.
Admª. Luciana Branco Penna – Professora da Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico e da Graduação, dos Cursos Superiores em Tecnologia (presencial e EAD) e do Mestrado do Centro Universitário de Sete Lagoas
Mestre Érica Luiza de Faria Magalhães – Professora e Coordenadora dos Curso de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos desde 2012, Coordenadora da Pós Graduação em Gestão Fiscal e Tributária do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
Adm. Maria Helena da Silva Rabelo – Coordenadora dos Cursos: Administração, Ciências Contábeis e Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco – Fasf.
“Há 20 anos atuo na docência e também na coordenação dos cursos e acredito que nós temos um desafio muito grande pela grande que é de cada vez mais trazer alunos para as nossas instituições e que a nossa profissão seja verdadeiramente reconhecida por toda a sociedade. Então, nós temos um espaço aí a ser conquistado”.
Adm. Cláudia Aparecida Machado – Professora e Coordenadora do Núcleo Acadêmico da NAC – FACTU, Instrutora SENAR-MINAS e Sócia Proprietária da Mafra Assessoria
“Administradora, já com o registro, minha carteira de identidade profissional desde a colação de grau, há mais de 28 anos, 26 anos em sala de aula. E eu devo muito a nosso presidente, meu professor da disciplina OSM, professor Jehu de Aguilar, coordenador do curso de Administração na faculdade que eu me formei, foi muito aprendizado. Eu tive, realmente, um professor que fez a diferença. Então, que eu possa realmente disseminar e levar conhecimento aos nossos Administradores”.
Adm. Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá – Professora titular do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros
“Estou na educação há um bom tempo. Fui delegada na década de 90 em Montes Claros, a única mulher delegada naquele momento. Agradeço à Unimontes, em especial, por minha trajetória. Ao professor Rui que me convidou à época em 87 para estar trabalhando na Fadec. (…) Eu falo que a gente, hoje já no período de aposentadoria, eu falo que eu tenho um sentimento de dever cumprido. Quando eu encontro um aluno e ele me dá um abraço e fala “obrigado, professora, por tudo que a senhora fez. A senhora não me ensinou só Administração, me ensinou a ser pessoa. Ser uma pessoa diferente no mundo”… Porque não adianta a gente administrar com técnica, se a gente não faz a diferença na sala de aula. Nós, professores, somos muito responsáveis pelos aluno que temos. Acho que a postura começa pelo professor. Nós temos que ser referência para os nossos alunos. Nós temos que plantar nos nossos alunos o que eles são e o que eles poderão esperar do futuro. Eu acho que o nosso exemplo é a principal diferença no mundo de hoje. Muito obrigada, muito obrigada, muito obrigada!
Adm. Helena Belintani Shigaki – Professora, Pesquisadora e Coordenadora do curso de Graduação em Administração da Fundação Dom Cabral (FDC)