Segundo dia de Seminário tem palestra sobre Boas Práticas e Mediação de Conflitos

Segundo dia de Seminário tem palestra sobre Boas Práticas e Mediação de Conflitos

Na noite da última quarta (26), o CRA-MG realizou o segundo dia do Seminário “Gestão de Condomínios e seus Desafios.” A primeira palestra da noite foi “Boas práticas de gestão condominial (orçamento, prestação de contas e auditoria)” ministrada pelo Adm. Daniel Moreira Gomes. 

O Administrador começou falando sobre o orçamento, “A previsão orçamentaria deve ficar o mais próximo possível da realidade, com isso é preciso listar todos os itens que geram despesas para o condomínio”, explicou. Em seguida, afirmou que a melhor maneira de fazer uma previsão é seguindo alguns pontos importantes como: análise de contas do condomínio, divisão de despesas em grupo, sempre considerando ajustes anuais, taxas de inadimplência e, principalmente, gastos emergenciais.

Daniel também salientou a importância de se realizar uma prestação de contas do condomínio e indicou o correto de se organizar: “Segundo o art. 1348 do código civil brasileiro, o síndico é obrigado a prestar contas à assembleia anualmente e quando exigido”.

Antes de finalizar, citou um terceiro pilar, dando ênfase na parte de auditoria: “É a cereja do bolo, um processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-lo objetivamente para determinar até que ponto os critérios de auditoria são cumpridos. Infelizmente, no Brasil, ainda temos uma cultura de remediação e não de prevenção. Isso ocorre de forma preponderante no setor de condomínios.”

Em seguida, a Adv. Maria Antonieta ministrou a palestra “Mediação de conflitos, Covid e os seus reflexos nos Condomínios – Assembleias e convenções” dando ênfase nos métodos autocompositivos de resolução de conflitos: “Basicamente iremos trabalhar com três tópicos: Negociação, conciliação e mediação”.

A Advogada fez observações sobre os levantamentos feitos pela ABADI: “A Associação brasileira das Administradoras de imóveis fez um levantamento e, desde o começo da pandemia, o número de reclamações entre vizinhos triplicou, sendo que 72% das reclamações estão relacionadas a barulho nas unidades, principalmente por conta de obras”.

Antes de finalizar, Maria Antonieta aproveitou para falar um pouco mais sobre o protocolo ABADI: “O melhor lugar para se tratar são nas câmaras privadas de administração, pois as câmaras se mostram como um local neutro, e muitas vezes dentro do condomínio não se consegue isso. Tribunais de Justiça são bons também, porém, geralmente, eles designam conciliadores, que são capacitados apenas para resolver coisas menos complexos, já as câmaras privadas disponibilizam mediadores.” Assista às palestras na íntegra pelo Canal do CRA-MG no YouTube.