Você está visualizando atualmente Sustentabilidade em Condomínios: como ser sustentável e diminuir gastos?

Sustentabilidade em Condomínios: como ser sustentável e diminuir gastos?

Nas reuniões de condomínio, o corte de gastos pode acabar sendo um tema um tanto quanto questionável (quando não polemico). Sempre temos aquele morador que não quer abrir mão do estilo de vida que já está adotado ali, e não quer nem saber falar de sustentabilidade. Encontrar um meio para amenizar as diferenças de opinião nem sempre é fácil, mas é extremamente necessário.

Primeiro, precisamos entender: Como agir de forma sustentável? De acordo com a ONU, quem age de forma sustentável é: “aquele que busca as necessidades presentes sem comprometer as capacidades das gerações futuras de atender suas próprias necessidades”. Então, como podemos resumir o conceito de sustentabilidade no condomínio?

É importante lembrar que Sustentabilidade em condomínio significa preservar a natureza, melhorar a vida dos moradores, diminuir gastos financeiros e de materiais, o que acaba valorizando o imóvel.

Levando em conta todos esses pontos, trouxemos quatro ideias para alinhar qualidade de vida em um condomínio sustentável:

1° – Coleta Seletiva e Reciclagem

Com a Coleta Seletiva no condomínio, é possível analisar e reutilizar o que é colocado fora.

Materiais recicláveis podem ser vendidos, gerando uma renda à parte;

Cascas de frutas e ovos podem virar adubo;

Óleo de cozinha pode virar sabão caseiro.

2ª – Instalar caixas ou tambores para armazenar água da chuva que, após tratamento, poderá ser utilizada na limpeza, em vasos sanitários e no jardim;

3ª – Implantar áreas verdes. Em caso de pouco espaço, aposte em jardins inovadores como muros e cercas vivas ou hortas verticais;

4ª – Instalação de tetos solares em ambientes permitem a passagem da luz natural através do vidro, tornando desnecessário acender lâmpadas em dias de sol.

Pronto! Com essas quatro dicas, o seu condomínio ira ficar mais sustentável (consequentemente, terá um gasto menor) sem perder a qualidade de vida existente.