Você está visualizando atualmente Temas ligados à transformação digital marcaram a primeira semana

Temas ligados à transformação digital marcaram a primeira semana

A primeira semana de eventos do “Mês do Profissional de Administração” foi marcada por temas ligados à inovação, transformação digital e disruptivade. As palestras abordaram várias áreas ligadas á tecnologia, como a economia, educação e as mudanças na sociedade. Confira:

08/09: Tendências de Mercado: Sobreviva às Mudanças da Nova Economia

No dia 8 de setembro,  Pedro Englert, integrante do Comitê Executivo da StartSe abordou em sua palestra um tema muito recorrente no cenário empresarial atual: as tendências do mercado e as mudanças da nova economia. Muitas novidades e ferramentas do campo mercadológico surgem a cada dia, em um ritmo urgente e um bom profissional deve sempre se manter atualizado a respeito das mesmas. 

Pedro contou sobre sua viagem ao Vale do Silício, principal centro de inovações e experimentações de empresas multinacionais e também startups ao redor do mundo. Lá, percebeu que diversas inovações debatidas em solo brasileiro já estavam sendo colocadas em prática há muito tempo em outros países, como Israel, China e Estados Unidos, países esses que Englert ressaltou como sendo os principais pólos de inovação tecnológica no mundo.

Assista na íntegra

09/09: Transformação Digital e Inovação

Na quinta-feira, dia 9 de setembro, a palestra “Transformação Digital e Inovação”, ministrada pelo Professor Carlos Arruda, marcou o Dia do Profissional de Administração.

Arruda, que é Professor e Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, provocou uma importante reflexão sobre as oportunidades de inovação que surgem no nosso dia a dia. Durante a palestra, o professor fez uma comparação entre as profissões antigas e as atuais, destacando que o período que estamos vivendo é de mudanças rápidas e não podemos ficar presos no presente.

Finalizando, Arruda citou exemplos de empresas, como a Unimed, que obtiveram sucesso ao realizar procedimentos por meio de inteligência artificial, que gera mais comodidade e agilidade para os serviços prestados.

Assista na íntegra

10/09: A Emergência de Tecnologias Disruptivas com pessoas éticas

No terceiro dia de eventos, Lúcia Helena Galvão Maya, Professora de Filosofia e Poetisa, abordou dois temas muito importantes no cenário empresarial: tecnologias disruptivas e ética.

Segundo Maya, no meio empresarial, de nada adianta o avanço tecnológico se as ações cometidas nesse campo não são exercidas com ética e comportamentos morais. Ela afirmou que as cobranças institucionais por resultados têm resultado em posturas empresariais inadequadas no mundo todo, inclusive no Brasil. Vários desses comportamentos são suportados por tecnologias disruptivas e inteligências artificiais, que acabam facilitando essas práticas, mesmo sem ter a intenção. 

A palestra propôs uma reflexão sobre esse rumo nefasto e preocupante que leva muitos profissionais a agirem de maneira inconsequente, focado apenas na entrega de resultados.

Assista na íntegra