Você está visualizando atualmente CRA-MG realizou palestra sobre o profissional do futuro

CRA-MG realizou palestra sobre o profissional do futuro

Com casa cheia, o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), comemorou o Mês do Profissional de Administração com a palestra “O Profissional do Futuro: O Novo Mindset”, apresentada pela CEO da UpTalent e headhunter, Mariana Reis. Com uma linguagem de fácil entendimento e muita simpatia, a palestrante orientou os participantes em relação às tendências do mercado nacional e internacional e sobre as habilidades técnicas e comportamentais essenciais do profissional do futuro. ​

“Eu acredito que o profissional do futuro não só fica se adaptando às mudanças, mas também provoca mudanças por onde ele passa. Tem que ter uma visão cenarista, ele tem que estar ligado muito com o que está acontecendo com o mercado em geral e ele consegue traduzir isso para sua careira. Acho que são algumas características aí para a gente se atentar”.

Ressaltou a CEO

Durante a apresentação, Mariana contou algumas experiências em seu trabalho como headhunter, destacando preferências dos recrutadores e até dando dicas de algumas respostas assertivas que os candidatos devem dar durante uma entrevista de emprego. Para a palestrante, a pergunta-chave em um processo de seleção é: “Qual é a tendência de transformação digital da sua área de atuação”?

“Para mim, o profissional do futuro deve ter essa resposta na ponta da língua”.

Mariana Reis

Para o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, a palestra da noite foi muito importante, já que, embora muitos profissionais já tenham se atentado ao novo mercado e buscado se adaptar e entender melhor, principalmente, novas tecnologias, ainda há aqueles que não se despertaram para esse novo cenário.

“A iniciativa de eventos como esse, com pessoas como a Mariana no dia de hoje, é fundamental para chamar a atenção desses profissionais, porque vai exigir, de todos, uma preparação e uma mudança de atitude, uma mudança de postura para a nova realidade”.

Adm. Jehu de Aguilar, presidente do CRA-MG
Adm. Gilmar Camargo.

A escolha do nome de Mariana como a palestrante do Mês do Profissional de Administração partiu do presidente do CRA-MG, Adm. Jehu de Aguilar, após ouvi-la em outros eventos do Sistema CFA/CRAs.

“Descobriram esse diamante. Cada vez que ouvimos a Mariana, ficamos ainda mais felizes e admirados”.

Adm. Jehu de Aguilar

A fala do presidente foi corroborada pelos presentes, que aprovaram a escolha da palestrante para a grande noite. A Adm. Fernanda Costa fez questão de agradecer a oportunidade e ressaltou ter saído “encantada” do evento.

“A profissional selecionada, Sra. Mariana Reis, contribuiu com informações valiosas, técnicas e consistentes para profissionais que pretendem atuar com entrega de valor de curto e longo prazo. Foi fantástico!!!”

Adm. Fernanda Costa.

Interação com o público

Com uma apresentação dinâmica, Mariana colocou o público presente para refletir e praticar. Com propostas de atividades realizadas de surpresa, o público teve que elencar cinco forças e fraquezas próprias no campo comportamental e no campo técnico. Com a interação, Mariana evidenciou como é importante o autoconhecimento e o equilíbrio nesses dois campos, já que, hoje, as empresas não contratam mais priorizando somente o lado técnico.

Mariana Reis autografa o livro adquirido pela Adm. Fernanda Costa

A palestra ainda trouxe outras dicas para aqueles que almejam uma transição de carreira, como a importância de investir na melhoria dos seus pontos fortes. Provocando os presentes com a pergunta “Quando foi que você leu um livro ou fez um curso na área em que você tem mais facilidade”, a CEO da Uptalent, evidenciou que os profissionais costumam procurar aperfeiçoamento naquilo em que possuem mais dificuldade e acabam negligenciando suas melhores habilidades, de forma a deixarem de se destacar na sua especialidade.

A palestrante da noite, que é autora do livro “Tô me Formando, e agora?”, distribuiu autógrafos àqueles que compraram a obra, rapidamente esgotada. Extremamente acessível, Mariana Reis atendeu a todos com simpatia, tirando fotos e estendendo o assunto da palestra com quem pedia mais informações.

Mês do Profissional de Administração

O Mês do Profissional de Administração é realizado em setembro, devido à assinatura da Lei 4.769/65 que regulamenta a profissão. Em 2023, a Administração completa 58 anos.

“Estou muito feliz de estar aqui nesse mês tão importante”

Mariana Reis

Durante o discurso de abertura, o presidente Adm. Jehu de Aguilar ressaltou o trabalho desenvolvido pelo CRA-MG, exaltando os conselheiros que autuam voluntariamente e os funcionários do Conselho.

“Nós temos muito o que comemorar, porque nós fizemos a diferença. Nós temos que sair da zona de conforto e revolucionar, fazer acontecer”.

Adm. Jehu de Aguilar.

O presidente ainda alertou sobre a importância dos conselhos profissionais, que têm, entre outras, a função de coibir a invasão de profissões por aqueles que não são habilitados para tal exercício, ressaltando que o alto fechamento de empresas, em grande parte, é devido à falta de gestão.

Além da palestra, o CRA-MG realizou, com Mariana Reis, a segunda edição do Meeting Empresarial, encontro que proporcionou networking, troca de experiências e atualização profissional a cerca de 20 convidados.

+ Veja mais sobre o Meeting.

Para fazer jus à grandeza da data e deixar a noite ainda mais especial, a fachada da sede do CRA-MG foi iluminada de azul (cor da profissão), despertando a atenção de quem passava em frente ao prédio.

+ Veja mais fotos do evento.