Você está visualizando atualmente Terceira semana é marcada por temas variados

Terceira semana é marcada por temas variados

Cinco palestras com temas bem distintos fizeram parte da programação de eventos da terceira semana do Mês do Profissional de Administração. A governança foi o primeiro tema apresentado, depois vieram assuntos como comércio exterior e investimentos, área que vem sendo muito visada nos últimos anos. Confira tudo o que aconteceu:

20/09: Governança, Riscos e Compliance

Iniciando a terceira semana de eventos do Mês do Profissional da Administração, o CRA-MG trouxe a palestra “Governança, Riscos e Compliance” ministrada pela Adm. Monica Cordeiro, Conselheira de Administração e Coordenadora Geral do Capítulo Minas Gerais do IBGC. Monica provocou uma reflexão sobre a importância de propósito e visão dentro do mundo da Gestão e Compliance.

Segundo a palestrante, na última década, houve um avanço significativo na legislação brasileira e internacional sobre as responsabilidades dos Administradores. Ela mostrou o contexto favorável aos profissionais que querem trabalhar com conformidade e com práticas éticas no ambiente de trabalho. E destacou: As grandes conquistas vêm através das contribuições para organizações mais íntegras.

Assista na íntegra

21/09: Recursos Humanos, o principal risco das Corporações

Na terça-feira, o tema foi “Recursos Humanos, o principal risco das Corporações”, apresentado pelo Adm. Gustavo Caleffi, Sócio-Diretor da Squadra Gestão de Riscos e CEO do App de Segurança Colaborativa Be On. 

Caleffi dissertou sobre gestão de pessoas e sua importância dentro de uma corporação, visto que são as pessoas que fazem o trabalho e cada indivíduo tem sua personalidade de forma de agir. Sendo assim, representam os maiores riscos dessas empresas, pois as estratégias de recursos humanos devem estar alinhadas de maneira inteligente. Ele também destacou o problema cultural no cenário nacional, que facilita diversas práticas antiéticas e imorais em organizações. 

Assista na íntegra

22/09: Comércio Exterior: Oportunidades e Tendências

No dia 22 de setembro, foi realizada a palestra “Comércio Exterior: Oportunidades e Tendências”, ministrada pelo Adm. Delmi Carvalho, Denise Andreata e Jaqueline Rolim. No evento, foram debatidos temas como exportações e importações, relações internacionais, commodities e cadeias de produção. 

Os palestrantes também estabeleceram diversos parâmetros do cenário nacional com outros países fortes em comércio exterior no mundo, como a China. Denise Andreata reforçou que diversas técnicas utilizadas por lá devem ser aprendidas e colocadas em prática em solo nacional, para um melhor aproveitamento de resultados quando se trata de importação e exportação.

Assista na íntegra

23/09: Investir ou Não, Eis a Questão!

Diferentemente de Hamlet, a Educadora Financeira Patrícia Peres refletiu sobre a seguinte frase: Investir ou não, eis a questão? Os investimentos estão em alta e muitas pessoas estão buscando essa área para ter uma reserva financeira ou até mesmo uma renda extra. Mas será mesmo que vale a pena?

Patrícia destacou que o primeiro passo é saber usar o dinheiro e afirmou: Comportamento e mentalidade de investidor é uma decisão a ser construída. Um outro ponto: é necessário lidar com as emoções e a euforia para saber lidar com o dinheiro.

Assista na íntegra

24/09: Gestão – CDL Jovem a Presidente

Encerrando a terceira semana, o CRA-MG recebeu o Adm. Marcelo de Souza e Silva, Presidente da CDL/BH e Conselheiro do Regional Mineiro. Na ocasião, Marcelo contou sua trajetória na Administração e na CDL, empresa na qual entrou em 1989. Ele destacou que não foi uma caminhada fácil ao longo desses 32 anos, mas deixou um conselho para os jovens administradores: a dedicação é essencial. 

Assista na íntegra

Lançamento da RMA – Revista Mineira da Administração

No dia 24, também ocorreu o lançamento da RMA, a nova revista eletrônica do CRA-MG. A primeira edição apresenta histórias inspiradoras de pessoas que, com força e determinação, conseguiram inovar e buscar um caminho alternativo para sair do vermelho em meio à crise causada pela Covid-19. Confira: